Pages

quarta-feira, 7 de abril de 2010

UM SANTO REMÉDIO

Bom dia queridos (as)!
Há dois dias que ando resfriada... O corpo dói, a febre vem e vai,espirros, dor na garganta, aquela sensação de cansaço....
Mas ontem mesmo comecei a tomar Própolis. Sabem o que é? Um santo remédio! Me trato com médicos homeopatas desde os dois anos de idade. E posso garantir que nunca tive doenças mais graves (a asma veio ano passado... acho que foi porque fui fumante passiva por 26 anos).
Aos seis anos, caí de cima de um escorregador na pracinha. Foi horrível. Minha mãe correu comigo para o hospital. O lado esquerdo do meu rosto era banhado em sangue. Passei muitos dias sem ir à escola. Tinha vergonha de ir até ao mercadinho, pois todo mundo que me olhava dzia: - Coitadinha! Vai ficar uma marca horrível! Vão ter que fazer plástica!
Agora imaginem uma criança de seis anos ouvindo isso! Nem me olhava no espelho! Mas mãe sabe o que faz! Todos os dias fazia curativos no meu rosto: Lavava com água energizada da pirâmide (outra hora escrevo sobre isso) e depois aplicava pomada de própolis.
Hoje meu rosto é perfeito! Não tem uma marca sequer! E tudo graças ao carinho de mãe, água da pirâmide e PRÓPOLIS!
Eu uso a pomada de própolis par quase tudo: Picadas de insetos, cortes, queimaduras ( ouvi dizer que usam muito na UTI de queimados), alergias... E a propolina eu tomo 1 colher 3x ao dia misturada com água. Sem querer fazer propaganda (mas já fazendo), eu compro sempre a Propolina da Breyer ( para mim é a melhor) foto no final do post.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA
Resinas e bálsamos aromáticos: 50%
Ceras: 25 a 35%
Óleos essenciais: 10%
Grãos de Pólen: 5%
Minerais: alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco.
Vitaminas: pró-vitaminas A e todas do complexo B.
Flavonoides: Ésteres cafeinados.


BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Ação antibacteriana: a própolis é popularmente conhecida como sendo um antibiótico natural. A grande vantagem de seu uso em relação aos antibióticos comuns é que ela destrói as bactérias nocivas, preservando as benéficas, como é o caso das bactérias da flora intestinal.

Alguns estudos apontam que as bactérias não criam resistência à própolis, como acontece com os antibióticos sintéticos, impedindo que estas se tornem mais nocivas, perigosas e resistentes.

Antiviral: é uma poderosa aliada no combate dos vírus do herpes e da gripe. Também previne o aparecimento de constipações, pneumonias, resfriados e doenças do aparelho respiratório.

"A Universidade Federal de Santa Catarina realizou recentemente um etudo confirmando a ação broncodilatadora e analgésica da própolis", explica o epecialista.

"Conclui-se que a própolis pode ser usada tanto na prevenção como no tratamento da gripe, asmas, bronquites e resfriados. Seu uso já é consagrado no tratamento de sinusites, amidalites e renites", continua.

Antifúngica: sua ação estende-se ainda a fungos, como a Candida albicans, responsável por infecções vaginais, bucais e no sistema digestivo. "A própolis também tem ação antimicótica, atuando sobre alguns fungos e leveduras, principalmente micoses e coceiras no corpo, fungo de unha e dermatite seborreica. Nestes casos, utiliza-se xampus à base de própolis, pomadas e extrato de própolis", explica o zootecnista

Função imunoestimulante: estudos científicos também apontam o benéfico da própolis para o fortalecimento do sistema imunológico. O fato de estimular as células imunológicas torna a própolis um potente agente anti-infeccioso. "Ela estimula a produção de células produtoras de anticorpos e globulinas, importantes para pacientes com baixa resistência", diz Sílvio.

Combate os radicais livres: além de possuir ação antioxidante, que bloqueiam a ação dos radicais livres sobre as células saudáveis, a própolis preserva a ação da vitamina C, um potente antioxidante antienvelhecimento.

Função cicatrizante e regeneradora dos tecidos: a presença de flavonoides e aminoácidos, considerados regeneradores dos tecidos, torna a própolis eficaz no tratamento de dermatites, feridas, úlceras e queimaduras. "Sabe-se que a maioria das úlceras gástricas são causadas pelo bacilo Heliobacter pilori, que é altamente sensível à própolis. Isso justifica o seu emprego no tratamento de infecções gástricas", explica o apicurista.

Alívio de dores: sua função anestésica faz da própolis um excelente suplemento no combate de amidalites, dores de garganta, dor de dentes, entre outras.

INDICAÇÕES

- Em doenças inflamatórias superficiais, como estomatite, amidalite, gengivite, piorreia alveolar, hemorróidas. No caso de estomatite e inflamações da garganta, o extrato alcoólico traz melhores resultados, uma vez que cria uma película protetora no local onde foi passado;

- Também é indicada para evitar a fadiga, melhorar as ulcerações e inflamações e amenizar os sintomas do reumatismo, do diabetes e da hipertensão;

- Fortalecimento da ação imunológica pela ação de linfócitos, estimulação do organismo enfraquecido, redução dos efeitos colaterais de anti-cancerígenos e radioterapia;

- Prevenção e tratamento de pneumonia crônica e bronquite infantil;

- Tratamento de queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas.

CONTRA -INDICAÇÕES

Mesmo com tantos benefícios a própolis deve ser usada com cautela: "devemos lembrar que a própolis não é um remédio milagroso para todos os males e, em função de suas propriedades, deve ser utilizada com cautela e só quando necessário", explica.

Também há a dose correta para evitar intoxicações. "Mais de 60 gotas por dia da própolis é considerada uma dose elevada."

USO ORAL

A própolis para uso oral deve ser preparada sempre por laboratório e apresenta-se usualmente na forma de extratos, spray bucal, pastilhas, balas, suspensão, xaropes, comprimidos e em gotas. A substância jamais deve ser manipulada em casa.

USO COSMÉTICO
Existe uma infinidade de cosméticos à base de própolis, como xampus, cremes faciais e outros. Embora muito eficientes no tratamento de problemas como a caspa, acnes e alergias, devem ser usados somente diante prescrição médica. "Muita gente acha que os cremes e xampus são de uso cosmético e podem ser usados livremente, mas acabam se intoxicando ou intensificando o problema", finaliza o zootecnista.




Fonte:http://www.parana-online.com.br/canal/vida-e-saude/news/421619/?noticia=PROPOLIS+E+NATURAL+E+CHEIO+DE+BENEFICIOS




0 comentários:

Postar um comentário