Pages

sexta-feira, 9 de abril de 2010

REIKI

Buona notte!!
Queridos (as), no outro post comentei sobre o Reiki...
O que poderia eu falar sobre ele? Bem, cada sessão que eu fazia era como se me transportase para outo mundo! Esquecia os problemas, dores e senimentos ruins. Tudo ficava fora do consultório. E quando a sessão encerrava, eu não os pegava de volta! Eu sentia a energia em cada poro. Impossível descrever a sensação. Só posso dizer a quem tiver oportunidade que procure um bom mestre Reiki e comece seu tratamento. Os benfícios são incontáveis!



O QUE É O REIKI?


Os kanji rei e ki significam "espírito" e "energia"; desse modo, reiki pode ser traduzido como "energia espiritual".Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual; podendo eliminar doenças e promover saúde.

Apesar de variados relatos sobre sua eficácia, a reiki é ainda pouco reconhecida pela medicina. Mas é reconhecido como terapia alternativa complementar pela OMS. Há diversos estudos que comprovam sua eficácia, sendo que muitos podem ser encontrados no site Pubmed, mas por falhas de metodologia não são considerados como comprovação científica dos resultados da Reiki[1][2].
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reiki

----------------------

OS BENEFÍCIOS DO REIKI NO COMBATE AO ESTRESSE

Francisco Osório Costa Júnior

A correria e as tensões do dia-a-dia são meio caminho para o aparecimento do estresse. Trata-se de um conjunto de reações que o organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação nova que exige esforço para adaptação. O estresse é necessário, pois coloca o organismo em alerta, tornando-o apto a lidar com os desafios do cotidiano. Mas se este estado de alerta se torna crônico o organismo se desgasta, prejudicando a saúde.
Há algumas décadas, sem dúvida era o homem, que tinha de se preocupar com o sustento da família e com as pressões sociais. Hoje, como as mulheres ocupam lugar cada vez maior no mercado de trabalho, os níveis de estresse entre ambos estão se igualando. Mas o grupo mais vulnerável se situa na faixa etária dos 30 aos 50 anos de idade, época em que a luta pelo trabalho e pela estabilidade social é maior.
O estresse se divide em quatro fases, com sintomas diferentes em cada uma delas:
1ª Fase – diante de fatores que provocam o estresse, a pessoa sente medo, pânico, apreensão e, eventualmente, alegria;
2ª Fase – o organismo libera substâncias para se defender da presença prolongada de algum fator estressante. São os neurotransmissores: adrenalina, noradrenalina e cortisol. A pessoa sua muito, tem palpitações, fica com as extremidades frias, sente angustia e ansiedade;
3ª Fase – graças a sua capacidade de defesa, o organismo entra em equilíbrio com o agente estressante. Se esse fenômeno for de curta duração, não há sintomas. Se prolongado, provoca irritabilidade, alteração do sono e dores musculares.
4ª Fase – o equilíbrio se rompe e o organismo perde a capacidade de se defender. Isso pode causar fadiga crônica, depressão, idéias suicidas, apatia e síndrome do pânico.
Algumas pessoas passam por todos os estágios. Outras param no segundo ou no terceiro. Vai depender da capacidade de reação de cada um.
É muito comum pessoas estressadas procurarem o Setor de Fisioterapia e Terapias Complementares do Hospital Distrital Gonzaga Mota – José Walter em busca de ajuda. Quando deparamos com essa situação, nós conversamos com o paciente e aconselhamos que o melhor tratamento fosse às terapias complementares, dentre elas o Reiki porque é uma terapia natural sem contra indicação e acessível a qualquer pessoa, pois a energia Reiki que nós canalizamos ao paciente faz com que seu organismo libere substâncias chamadas de neurotransmissores que provocam alterações metabólicas que causam sensações de prazer, bem-estar e relaxamento. Os pacientes, submetidos à sessão de Reiki, referem que saem como se fossem outras pessoas, mais tranqüila, calma, afirmam que sentiram que estavam flutuando sobre a mesa, outras tem visões do passado vêem pessoas que já não fazem parte do seu convívio. Depois procuram novamente o setor para dar continuidade ao tratamento porque se sentiram aliviadas. É como se tivesse tirado um peso de suas costas. Muitas delas comentam com outras pessoas as maravilhas que o Reiki lhe proporcionou e começam a divulgar na comunidade.

0 comentários:

Postar um comentário