Pages

sábado, 10 de abril de 2010

TERAPIA COM GOLFINHOS

Pessoal
Boa noite!

Hoje gostaria de comentar sobre um tipo de terapia que é meu sonho fazer: Terapia com golfinhos. É uma pena que aqui no Brasil não exista ( pelo menos não faço idéia de onde possa ter aqui). È chamada de DELFINOTERAPIA. Localizei centros que fazem este tipo de trabalho em Curaçao e nos Estados Unidos.

"
Um estudo revelou que nadar com golfinhos pode aliviar significativamente a depressão. Uma equipe da Universidade de Leicester, no Reino Unido, levou 30 pacientes com depressão até Honduras para participarem de terapia aquática.
Os pacientes, com nível moderado a leve de depressão, foram separados em dois grupos. O primeiro grupo foi encorajado a nadar com golfinhos e o segundo, a simplesmente fazer mergulhos em recifes por duas semanas.

Todos apresentaram melhoras, o que já era esperado, entretanto, os que nadaram com golfinhos apresentaram um avanço significativamente maior, segundo o jornal inglês Times.

A depressão foi medida de duas maneiras, usando métodos de avaliação aceitos e por auto-avaliação. A terapia também mostrou redução na ansiosidade. Os resultados do estudo foram publicados no British Medical Journal." FONTE:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI770458-EI298,00.html

----------------

Nadar com golfinhos - o mais dinâmico, bonito e inteligente mamífero do mar - está rapidamente se tornando uma atividade muito popular em todo o mundo. Aqueles que tiveram próximos e íntimos encontros com golfinhos dizem experimentar alegria e paz de espírito.

Pesquisadores dizem que nadar com golfinho impulsiona o sistema imunológico humano e ajuda o bem-estar psicológico. Nadar com golfinhos induz a estados de expansão de consciência, como durante a meditação transcendental. Isso traz um sentimento de profunda paz, relaxamento e sensação de bem-estar.




Existem duas opções para nadar com os golfinhos - com golfinho cativo ou em uma interação com golfinhos selvagens.

Varia de acordo com cada centros que oferecem a golfinho-terapia, resorts e parques temáticos. A maioria dos golfinhos cativos são golfinhos, que quando no estado selvagem, são normalmente muito Tímido e desconfiado dos seres humanos. Golfinhos em cativeiro são treinados para realizar acrobacias e para interagir com os humanos.

Nadar com golfinhos selvagens significa que você terá que encontrá-los em seu território. Sua experiência dependerá totalmente na sua escolha de como, quando e por quanto tempo eles terão uma experiência íntima com você. Golfinhos selvagens na verdade, chegam a nadar com pessoas sem problemas.

No caso, nadar com golfinho selvagem é muito importante que se tenha claro o protocolo.
Não tocar, não alimentar, ou fazer qualquer tipo de gesto agressivo ou manobra de barco em torno deles.

Você não tem de ser um excelente nadador para ser capaz de ter encontros íntimo com os golfinhos. Existem programas disponíveis para todos os níveis de habilidade e para todas as idades. Para aqueles que não estão confiantes o suficiente para se aventurar em águas profundas, existem programas que permitem a nadar com os golfinhos em águas rasas.

Pais possibilitam que suas crianças nadem com golfinhos mudando a vida de sua criança. A criança autista retraídas, por exemplo, respondem aos mamíferos marinhos de maneira notável.



Um dos principais incentivadores da terapia humana com golfinho é David Nathanson, um psicólogo clínico que vive na Florida. Nos anos 70, começou a nadar com golfinhos para motivar crianças com síndrome de dificuldades de aprendizado.

Notou que as crianças que trabalharam com golfinhos aprendiam até quatro vezes mais rapido e recordavam mais o que aprenderam do que aquelas com aprendizado convencional da sala de aula. Nos anos 80, "Dr. Dave," como se tornou conhecido, organizou um programa de golfinho na Florida.

Uma criança autista de seis anos de idade recebeu sessões de golfinho terapia e orientação pedagógica adequada, juntamente com terapias especiais durante uma ano e após este período não foram notados sintomas e traços de autistas.

Desde 1994, trabalhou com crianças de 37 estados e de 20 países. enquanto alguns investigadores colocaram em dúvida a eficácia do programa, outros disseram que o trabalho paralelos dos golfinhos com outro programa de terapia animal , que usam ratos como animal de estimação a cavalos, ajudam a preencher as vidas destas pessoas.


Mas a terapia de golfinho pode ser proibitivamente cara. Para dirigir-se a esse problema, Nathanson e outro estão trabalhando em criar "uma experiência virtual de golfinho," que recapture a alegria e a liberdade de nadar com os animais usando informáticas e vídeo.

Se bem sucedidos, os golfinhos virtuais permitirão eventualmente que algumas crianças comecem ao menos a parte da emoção da experiência sem sair do repouso.

A cura através do Golfinho é possível devido ao mundo que a paciente é levado com a presença do animal. Trabalho semelhante está sendo realizado em hospitais com animais comuns como cães e pássaros.


O resultado é semelhante. Logicamente que não substituem a fascinação que um golfinho pode despertar.


No Brasil não existe a golfinhoterpai com animais cativos. Existem muitos locais onde se pode visualizar golfinhos como Fernando de Noronha e até na cidade do Rio quando acompanham embarcações.






Em Locais como Cancun existem regiões em que os golfinhos costumaram-se ser alimentados por turistas. Apesar de não serem totalmente mansos eles podem através de monitores serem vistos e se aproximam muito das pessoas. Isto é muito difícil de acontecer, já que o golfinho dificilmente se acostuma a comer peixes mortos.

Com uma consciência ecológica não devemos deixar de pensar que cada golfinho que é domado temos cerca de 15 que morrem.

A cada golfinho que você vê em parques fazendo aquelas lindas manobras que só eles sabem fazer e divertem a todos tem o custo de 15 golfinhos mortos durante o processo de doma. Sendo assim, se você gosta mesmo destes animais, não assista shows com golfinhos.

Outro fato interessante é que todos acham lindos os golfinhos um correndo atrás do outro. Realmente eles podem percorrer muitos quilômetros até dias sem parar uma atrás do outro como se estivessem brincando.

Na verdade o está acontecendo é que dois machos tentam cercar uma fêmea para copularem e correm atrás dela até que ela se canse e eles possam copular, mesmo sem ela estar no em fase de reprodução. Golfinhos junto com os homens são os únicos que fazem sexo sem estar em fase reprodutiva.

Durante a perseguição os machos tocam na genitália da fêmea com seus bicos tentando estimular sexualmente. Somente quando a fêmea já cansada e muito ferida para de nadar eles copulam e em muitos casos a fêmea corre até a morte.


Durante milhares de anos os golfinhos são respeitados em todo o mundo como criaturas muito especiais. Na Grécia, os golfinhos de Delphi eram vistos como santos e ninguém podia matar um golfinho. Quem matava um golfinho era condenado como criminoso e condenado a pena de morte.


Nos últimos anos, houveram muitas histórias onde os golfinhos salvaram pessoas que se encontram no mar, se afogamento ou sobre o ataque de tubarão contra seres humanos. Alguns surfistas Australianos se viram cercada por golfinhos e o primeiro pensamento que estão sob ataque. Um surfista nadou para sair do círculo dos golfinhos e foi imediatamente confrontado com enormes tubarões. Podemos imaginar como o surfista nadou de volta para o círculos dos golfinhos. Aqueles golfinhos trouxeram-nos de volta com segurança todos os surfistas até a costa.



Às vezes você pode sentir as vibrações na sua pele. O sentimento de alegria e harmonia que resulta de estar com os golfinhos traz emoções avassaladoras. Muitas pessoas disseram-nos que eles sentem relaxado e renovado após o seu encontro com golfinhos.


Indicações:

- Atraso do desenvolvimento / apraxia
- Discurso de Línguas e Atrasos
- Transtornos de Comunicação
- Deficiência de aprendizado
- Transtornos de atenção
- Doenças genéticas
- Auditivas
- Síndrome de Down
- Paralisia Cerebral
- Autismo
- Angelman e Síndrome de Rett

FONTE: http://www.aquabrasil.info/dolfing_healing.shtml

VÍDEO EM ESPANHOL: http://www.youtube.com/watch?v=WwoBVIVUUbE

0 comentários:

Postar um comentário